Informações para estudantes estrangeiros

A Universidade Federal de Viçosa (UFV), fundada em 1926, é uma das mais antigas instituições de ensino superior do Brasil. Além do campus localizado na cidade de Viçosa (MG), a UFV possui, desde 2006, mais dois campi, localizados nas cidades de Florestal (MG) e Rio Paranaíba (MG).

Inicialmente, a instituição se destacou nas Ciências Agrárias, com os cursos de Agricultura e de Veterinária. Hoje, além de continuar sendo referência na área, também possui excelência no ensino, na pesquisa e na extensão das ciências Biológicas, Exatas e Humanas.

A UFV oferece ensinos médio e técnico, cursos de graduação e programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu nos seus três campi, nos quais estão matriculados mais de 20 mil estudantes. No total, a Universidade já graduou mais de 60 mil profissionais e orientou a defesa de mais de 12 mil dissertações de mestrado e quatro mil teses de doutorado.

Frequentemente, a Universidade Federal de Viçosa é destaque em rankings educacionais do país e do mundo. Ela já esteve, três vezes, entre as 100 melhores instituições de ensino superior do mundo na área das Ciências Agrárias e Florestais, de acordo com o QS World University Rankings, e entre as melhores de Minas Gerais, segundo o ranking da Times Higher Education e o Brics & Emerging Economies.

Na UFV não há cobrança de taxas para estudantes de mobilidade e aqueles que desejam cursar Mestrado e PhD podem requerer uma bolsa de estudos regular brasileira.


Passos para realização de mobilidade na UFV

A UFV recebe aplicações para mobilidade para os dois semestres acadêmicos, respeitando os seguintes prazos:

  • Para realizar a mobilidade no primeiro semestre acadêmico (de março a junho), a documentação deve ser enviada até 30 de novembro do ano anterior.
  • Para realizar a mobilidade no segundo semestre acadêmico (de agosto a novembro), a documentação deve ser enviada até 31 de maio do ano anterior.

Todos os estudantes estrangeiros interessados em realizar mobilidade na UFV, devem seguir os passos apresentados a seguir:

PASSO 1: Documentos de nominação e postulação

Devem ser enviados para o e-mail da DRI (dri@ufv.br) os seguintes documentos:

  1. Plano de estudos;
  2. Histórico acadêmico;
  3. Currículo;
  4. Documento que conste os nomes completos dos pais, como o registro civil;
  5. Passaporte;
  6. Comprovação de fluência em Língua Portuguesa (apenas para mobilidade em Medicina ou Enfermagem).
PASSO 2: Envio da carta de aceite

Após o envio da documentação, a DRI irá enviar a carta de aceite para os estudantes aprovados via e-mail.

PASSO 3: Solicitação do visto

Após receber a carta de aceite da UFV, o estudante deve dar entrada no visto adequado no consulado do Brasil em seu país.

PASSO 4: Documentos para matrícula presencial na DRI
  1. Passaporte (original e cópia);
  2. Visto consular (original e cópia);
  3. Apólice de seguro internacional com cobertura obrigatória para repatriação sanitária, repatriação funerária e cobertura de danos a terceiros;
  4. Documento CPF;
  5. Carteira de vacinas;
    • Influenza (H1N1);
    • Difiteria e tétano;
    • Febre amarela;
    • Sarampo.
  6. Comprovação de fluência em Língua Portuguesa (apenas para mobilidade em Medicina e Nutrição).
PASSO 5: Registro na Polícia Federal

O estudante tem 90 dias após a entrada no Brasil para ir até a Polícia Federal e realizar o Registro Nacional Migratório (RNM). As orientações para obtenção do RNM estão na página do governo do Brasil.


Oportunidades para falantes de língua inglesa

Disciplinas online em inglês

Desde 2020, a UFV oferece disciplinas online ministradas em inglês para estudantes matriculados em outras instituições de ensino e para estudantes não-vinculados. Veja as oportunidades disponíveis.

Estágios na UFV

Em 2024, a UFV irá oferecer vagas para estudantes estrangeiros em estágios acadêmicos em laboratórios de diversas áreas. Veja as oportunidades disponíveis.


PEC-G e PEC-PG

Além da mobilidade, estudantes estrangeiros podem participar do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG). Os programas possibilitam que estudantes de países com os quais o Brasil possui acordo de cooperação cultural e/ou educacional cursem a graduação e pós-graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.