UFV na Colômbia

30 de novembro de 2017


Entre os dias 20 e 24 de novembro, a UFV foi a única Universidade brasileira presente na 9ª Conferencia Latinoamericana y del Caribe para la Internacionalización de la Educación Superior (LACHEC), representada pelo Diretor de Relações Internacionais, Prof. Vladimir Oliveira Di Iorio, e pela Assistente em Relações Internacionais, Claudia Gomes de Castro, da DRI. A conferência aconteceu na cidade de Medellin. Aproveitando a viagem, os representantes da UFV realizaram visitas a instituições na cidade que já são parceiras da UFV, realizando reuniões e apresentações de palestras para estudantes.

A primeira instituição visitada, no dia 20/11, foi a Universidade Nacional de Colombia, campus Medellin. A reunião contou com presença do vice-reitor, John Willian Branch Bedoya, que conduziu uma apresentação sobre a estrutura da UNAL. Também estiveram presentes os decanos de Agricultura, Minas e Engenharia, Humanidades, Arquitetura e a representante do escritório internacional da UNAL. A DRI apresentou o vídeo promocional da UFV que muito impressionou os participantes. Verificou-se que a cooperação tem sido bem desenvolvida especialmente nas áreas ligadas a Agricultura e Medicina Veterinária e foram discutidas ações para incrementar a cooperação nas demais áreas. Em seguida, em auditório, foi realizada apresentação sobre oportunidades na UFV para estudantes da UNAL, de diversas áreas. Os estudantes puderam tirar dúvidas sobre os programas, requisitos e datas para as experiências de intercâmbio ou estudo em curso completo na UFV.

A segunda instituição visitada, também no dia 20/11, foi a Universidad Autónoma de las Américas, campus Medellín. Os representantes da UFV estiveram em reunião com a vice-reitora, com a decana de pesquisa, representantes das áreas de Saúde, Zootecnia e Medicina Veterinária, Administração e Economia, além das representantes do escritório internacional da UAA. A diretora de relações internacionais da universidade colombiana, Pilar Rendón, apresentou a estrutura da sua instituição e as expansões recentes que estão sendo conduzidas e constatou-se que a cooperação não pode ser estendida para uma das áreas mais importantes na universidade colombiana, que é a área de Odontologia, uma vez que não tem correspondente na UFV. A área de Zootecnia e Medicina Veterinária é a que tem proporcionado maior número de intercâmbios da Colômbia para o Brasil e espera-se um incremento para o futuro próximo. Oportunidades na área de administração internacional e economia se abrem para estudantes da UFV, na parceira colombiana. Na área de saúde, há expectativa de cooperação maior com o campus de Pereira da Universidad Autónoma de Las Américas. Em seguida, em auditório, foi realizada apresentação sobre oportunidades na UFV para estudantes colombianos, com participação majoritária de estudantes da área de Zootecnia e Medicina Veterinária.

Nos dias seguintes, os representantes da UFV participaram de atividades dentro da programação do evento LACHEC 2017. Uma das atividades foi um workshop sobre oportunidades de financiamento por meio do programa Erasmus, da União Europeia, conduzida por um dos principais Assistentes em Política Internacional para Educação da Comissão Europeia, Hugo Sharp. Além do workshop, estiveram presentes em palestras ministradas por Masuo Aizawa, National University of Yokohama; Vijay Kumar, do MIT; Xavier Alpasa, das Filipinas; Yaneth Giha, Ministra da Educação da Colômbia, Niclas Jonsson, da Embaixada da Austrália no Brasil; e Anthony Murfett, ministro-conselheiro da Embaixada da Austrália em Washington. Um dos grandes destaques foi a palestra proferida por Peter Vesterbacka, criador do jogo “Angry Birds”, que falou da importância de se conciliar o aprendizado e a ludicidade. Ao final, Peter presenteou a Assistente Claudia com um jogo que ainda está em fase de desenvolvimento chamado Big Bang Legends e que tem por objetivo auxiliar o aprendizado de física e química para adolescentes.

Além dos cursos e palestras, os representantes da UFV estabeleceram contatos com possibilidade de convênios com diversas universidades colombianas e também com a Universidade Nelson Mandela, da África do Sul.